A New Business School se propõe, entre outros objetivos, a estimular a renovação de valores mentais e comportamentais de cada um, o que resulta em uma visão de conjunto mais clara e ampliada, e oportuniza mudanças para melhoria do todo.
A visão de conjunto e de largos horizontes, para quem se dispõe a olhar com amplitude e profundidade, permite constatar pessoas e todas suas organizações, inclusive a família, inseridas na teia da vida, que significa que cada um, tudo e todos, interagimos e somos interdependentes.
A vida, tanto numa visão micro quanto macrocósmica, é uma rede, uma teia tecida por sistemas vivos, dinâmicos, em que cada sistema interage com outros sistemas e assim sucessiva e constantemente.
Cada nodo dessa rede representa um organismo, o que significa que cada nodo, quando ampliado, aparece, ele mesmo, como uma rede.
A teia da vida consiste em redes dentro de redes. Sistemas dentro de sistemas.
Os sistemas são entidades que mantêm sua existência e funcionam como um todo por meio da interação de suas partes.
Eles podem ser compostos de muitos sistemas menores ou fazer parte de um sistema mais amplo.
Vejamos que os carros são sistemas mecânicos formados por diferentes subsistemas: refrigeração, combustível etc.
Dispomos de todas as partes do carro, mas se elas não trabalharem juntas, o carro é basicamente uma pilha de pedaços de metal.
Um grupo de partes que não se relacionam não é um sistema, é uma pilha de coisas.
A interação e a interdependência dos nodos da rede podem ser identificadas em diversos momentos, como exemplos:
No dia 23 de março de 2021 o navio Ever Given encalhou no Canal de Suez. A embarcação com 400 metros de comprimento, bloqueou por alguns dias essa importante artéria do sistema marítimo de navegação comercial, e provocou fila de centenas de outros navios transportadores, causou significativo prejuízo financeiro e prejudicou o comércio internacional com atrasos e perdas.
Nesse caso, algo se passou no Egito, com consequências em diversos países e, por sua vez, nesse ou naquele estabelecimento comercial, e, bem na ponta, no caixa do empresário.
No contexto econômico-financeiro, as causas das flutuações diárias das Bolsas de Valores e suas variações de taxas de câmbio etc., e seus reflexos.
Na organização e comportamento social mundial atual, o evento em curso da pandemia e seus efeitos, que, literalmente, fez com que, em dado momento, a Terra parasse, e a mantém já por longos meses, ainda caminhando a passos lentos e cambaleantes.
Todo empreendimento, que tem por compromisso social suprir as necessidades de bens e serviços da sociedade – conscientemente ou não, faz parte da rede da vida -, está investido de grande responsabilidade social, por mais modesto que ele seja.
A vida é movimento e movimento é relação.
Uma organização é um amálgama de relacionamentos, os quais necessitam da participação ativa da solidariedade, fraternidade, sinceridade, espontaneidade, respeito, como seus pilares, a fim de que se dê o entrelaçamento harmônico entre pessoas distintas (ou entre organizações) que formam um todo.
Vivemos num mundo de inter-relações físicas, psicológicas, emocionais, em permanente correspondência uns com os outros e todos com Vida.
Do mesmo modo que numa teia de aranha, por exemplo, o simples e leve toque que se dê em qualquer parte dela, repercutirá, ato contínuo, em toda a teia, ações de pessoas e organizações se refletem diretamente no conjunto com o qual interage e este no restante do sistema.
O depósito bancário de um valor num caixa eletrônico movimenta incontáveis sistemas internos daquele banco, bem como de outros no sistema financeiro nacional e internacional.
Enfim, o contexto organizacional, empresarial, nada mais é do um universo relacional, cuja dinâmica se dá sob a custódia da injunção decorrente de ações e reações, causa e efeito.
Diante dessa responsabilidade, o mais próprio é assumir compromisso com o lado saudável das realizações, de modo a propiciar ondas de bem-estar em toda a cadeia de acontecimentos.
E para que isso aconteça conforme conhecimento do empreendedor-Inove:
Tudo começa na mente.
O homem é, acima de tudo, aquele que imagina, tem a intenção e, com vontade, cria.
Nós somos o ponto de partida.
O valor e o significado de cada atitude, tem o seu autêntico e revelador teor qualitativo nela impressos, como ferro em brasa, pela nossa autêntica intenção.
Acertado, portanto, se dizer que precisamos ser a mudança que desejemos para o mundo.
Aceitar o desafio da mudança é chave do processo.
Insistir em continuar como se é, impede de vir a ser como se deveria ser.
Não receie mudar e crescer lentamente; o risco está em ficar parado.
A vida é movimento e transformação!
O mundo será o que dele fizermos: um recanto de harmonia e paz, ou uma arena de competitividade, geralmente sem vencedores.
Quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz está em harmonia com a ética e com o compromisso social, você é um construtor do bem-estar pessoal e geral.
A moralidade nas escolhas e a ética nos relacionamentos, quando vigorosamente ativas, enxergam mais longe que o intelecto, pois registram sentimentos equivocadamente contidos pela razão pura e simples.
Somente os sentimentos nobres são capazes de iluminar com lucidez a razão, pois o sentimento edificante é a verdadeira expressão da lógica da vida, a essência da razão do existir.
Uma empresa pode ser administrada com compulsão – alternativa para muitos que se tornaram seus escravos, acorrentados a determinado modelo, com atitudes e comportamentos de determinada maneira inflexível –, ou, como realização evolucionária – para aqueles que vêm nela um meio de afirmação pessoal, social e de felicidade para todos os que dela fizerem parte, dispostos a crescerem com o conhecimento novo.
Essa visão de organização que prioriza a harmonia interna e do conjunto relacional que participa, não se baseia em determinado porte empresarial, mas, sim, apresenta-se como molde para inovador perfil gerencial, de espírito humanista na liderança, que possa implementar ideias renovadoras.
Mesmo numa tela pequena, um grande artista pode pintar um quadro maravilhoso e estimulante.
Cada empreendimento é um sistema.
O pensamento sistêmico considera o todo e as partes, as ligações entre as partes, e analisa o todo para compreender as partes.
A valorização de cada parte contribui com o enriquecimento do conjunto que caracteriza um sistema, no caso, organizacional.
As ações construtivas devem trafegar em via de mão dupla, cuja circulação fluirá com maior eficiência na medida em que cada nodo da teia viva contribua com valores equivalentes. Ou seja, não só ao empreendedor cabe a iniciativa de um relacionamento saudável com seus colaboradores. Estes devem agir com reciprocidade e com autoiniciativa. O mesmo quando entre organizações.
A soma das letras dá uma palavra. A palavra expressa seu significado, que veste seu sentido.
O todo é mais do que surge das partes.
Fazer do empreendimento um gerador de prosperidade comum a todos os que com ele colaboram, é postura de vencedor.
Prosperidade do sistema menor (todos) se reflete no sistema maior (organização), numa cadeia que se pode chamar de economia geradora de bem-estar, ou avanço evolucionário decorrente de relacionamentos saudáveis.
Tais proposições se ancoram em “liberdade para pensar e para fazer” (freedom to think and take action), que temos entre nossos lemas, veem ao encontro daquele que quer fazer diferença.
Essa nova abordagem para relacionamentos saudáveis (a new approach to relationships) é para quem se põe livre do contexto mundano, dominante e massificador; que tem ideias e ideais assertivamente bem formados e firmes; o seu idealismo adota o destemor e tenacidade como companhias de esforço realizador; pensa sistemicamente; se reconhece “eu” e valoriza o “nós”.
O empreendedor-Inove é um gerador de condições reais para o florescimento de uma nova ideia e novo modo de empreender, com ética, resiliência, espírito humanitário e relacionamentos harmônicos.
Sabe que uma única chama pode acender um milhão de velas, e não teme a originalidade de seus atos na estruturação de uma organização feliz, com um modelo de gestão para administradores eficazes, que vivem no presente o que outros ainda sonham como futuro.
Está pronto para liderar com alma e triunfar ao lado dos homens e não sobre os homens.
Tudo começa na mente!
Tudo começa com você!
____________
informal studies
New BUSINESS SCHOOL – a new approach to relationships
Free to think and free do do