A dinâmica de uma organização reflete diretamente o pensamento de seus gestores, que por sua vez influenciam o pensamento dos colaboradores, esculpindo assim a imagem global da empresa.
A similaridade entre a cultura estabelecida desde o início, tanto na liderança quanto nos colaboradores, é clara.
Para transformar esse quadro, é necessário mudar a perspectiva desde o princípio.
A mudança, embora uma palavra familiar, é frequentemente negligenciada.
A resistência à mudança é uma barreira significativa, especialmente para vencer a inércia da zona de conforto, mesmo que essa zona seja caracterizada por desconfortos constantes – pura acomodação.
Ao quebrar essa resistência, abre-se o caminho para a verdadeira grandeza organizacional.
A mudança começa na mente de quem a busca, refletindo no comportamento individual e, consequentemente, no coletivo.
A renovação do pensamento e o enriquecimento do mapa mental são fundamentais para desencadear uma transformação organizacional.
Imagine a mente como um mapa, quanto mais rico em informações e conhecimentos, mais opções de escolha entre o ponto atual e o destino desejado.
Mudanças significativas demandam uma mudança substancial de pensamento, uma ruptura com as antigas formas de pensar e uma abertura para o novo.
Somente a flexibilidade gerencial abre caminho para uma nova era empresarial.
Nesse contexto, a flexibilidade gerencial e de conceitos organizacionais, são vitais para o processo da mudança. É necessário, por exemplo:
– Uma abertura para os ventos da mudança circularem, transferindo o foco da empresa de “produto x lucro” (resultado) para “colaborador x processo” (onde tudo acontece).
– Um novo paradigma de gestão, reconhecendo o ser humano integral (dotado de consciência, sentimento, pensamento e corpo) como o principal ativo da empresa.
– Ressignificar o conceito de “escalão hierárquico” (desconstruindo hierarquias que engessam) para “grupo de colaboradores” (priorizando o ser humano como centro de criatividade e realização), onde cada um é um ser humano com atribuições específicas e complementares.
Com essa base sólida, a empresa alcançará destaque em tudo, sendo harmoniosa por estar alinhada com os objetivos comuns adotados por todos.
Sua estabilidade organizacional se formará naturalmente, oxigenada pela nobreza do respeito mútuo e humildade.
Construir um senso de nobreza e respeito, revestido de humildade, é a chave para alcançar a verdadeira grandeza. Nobreza e humildade é o par mágico que confere verdadeiro espírito de liderança natural.
Com isso, o equilíbrio emocional de cada um se refletirá no equilíbrio processual da empresa, autossustentando-se em um ambiente aberto ao aprendizado contínuo, com o fluxo do progresso correndo permanentemente.
As mudanças devem ser encaradas como condições naturais para alcançar inovações estruturais, rompendo com estados indesejados e impulsionando conquistas necessárias.
Uma avaliação constante do conjunto “colaborador x processo” é essencial para identificar necessidades e buscar soluções, mantendo essa equação, que é a vida da empresa, sempre em equilíbrio.
A “ponte” da boa e firme vontade é essencial para a circulação eficaz das providências, saindo de um estado indesejado em um momento e indo ao desejado que satisfaça sempre.
A liderança desempenha um papel vital na superação de resistência à mudanças.
Líderes notáveis mobilizam a dedicação individual, compartilham responsabilidades e promovem valores éticos.
Práticas gerenciais renovadas pelo espírito de colaboração conduzem a uma estratégia que contempla os objetivos da empresa em perfeita consonância, sem perder de vista o atendimento de cada colaborador como ser integral, resultando em uma execução operacional impecável e uma cultura voltada ao desempenho pessoal, coletivo e empresarial.
Os desafios da mudança são enfrentados com entusiasmo quando as pessoas se sentem valorizadas.
Todo momento é momento de renovar o senso de propósito pessoal e empresarial, identificando-se com ideias e ideais superiores e renovadores.
Nosso trabalho na New Business School cuida do Humano.
Nós entendemos que a pessoa, antes de ser um profissional, é um ser emocional. E que uma empresa, mais do que seus objetivos comerciais, é um agente social com um grande compromisso com o progresso de seus colaboradores e da sociedade.
Com nossa participação, melhoramos não apenas seu produto comercial, mas, sim, você e aqueles que melhoram as ações de sua empresa e seu relacionamento comercial.
A sua empresa caminhará sempre com passos à frente, desenvolvendo soluções para qualquer novo desafio. Será uma empresa que aprende, pratica, se renova, realiza e vence.
Os tempos atuais clamam por mudanças, começando por nós mesmos.
Deixemos entrar os “ventos da mudança” em nossas organizações, onde haja nobreza no trato, respeito mútuo, humildade e liderança legítima, moldando assim um retrato empresarial renovado, vigoroso, autossustentável e próspero, para que os resultados esperados cheguem continuamente!
__________________________
contato@ newbusiness-school.com